Dhammapada

Leituras Guiadas: Dhammapada

ilusoesO Que o Buddha Tem a Nos Dizer Sobre… Meditando com o Dhammapada


O Dhammapada é o mais famoso e publicado livro buddhista em todo o mundo. Apesar de popular, muito mais pode ser descoberto a partir de uma análise aprofundada de seus versos com a utilização do pali e dos comentários tradicionais (atthakatha).Este mini-curso é apresentado em vários módulos, um para cada capítulo do Dhammapada. Os módulos podem ser frequentados independentemente, pois cada capítulo do Dhammapada é uma unidade em si. Nos módulos aprendemos mais sobre o que o Dhammapada tem a nos dizer em termos de entendimento da vida, dos ensinamentos do Buddha e sobre nosso mundo mental.dhammapada

O Dhammapada é universal. Enquanto conjunto de escritos ele representa os ensinamentos de vida vindos do Buddha e pode ser considerado a mais representativa obra buddhista. Ele é respeitado e existente em todas as escolas buddhistas. No Sri Lanka, meninos de oito anos já aprendem a decorá-lo. Constituído de 423 versos ele é também uma obra de poesia e sensibilidade.

A Leitura Guiada

  • Os capítulos são apresentados na língua pāli e em português. As traduções dos versos estudados são trabalhos originais do Centro Nalanda e traduzidos com o apoio do original pāli.
  • Todo o capítulo é apresentado online bem como o comentário tradicional e exercícios adicionais.
  • Esta Leitura Guiada é apresentada em vários módulos. Os módulos podem ser frequentados independentemente, pois cada capítulo do livro é uma unidade em si. Nos módulos aprendemos mais sobre o que o Dhammapada tem a nos dizer em termos de entendimento da vida, dos ensinamentos do Buddha e sobre nosso mundo mental.
  • os participantes podem conversar durante a semana sobre as leituras em nosso Círculo de Conversas. Você lê e pode conversar sobre o que achou, trocar ideias, resolver dúvidas! No Círculo de Conversa (fórum) permanente os participantes poderão também fazer perguntas para o instrutor.
  • por vezes em algumas lições, a Leitura Guiada pode vir acompanhada de breves aulas ao vivo ou gravadas, bem como conversas online via vídeo.

Próxima Leitura Guiada:

Dhammapada – Versos Gêmeos – início 5 de março 2016 – duração 8 semanas.

Leituras Guiadas:

[wc_accordion collapse=”1″ leaveopen=”0″ layout=”box”]

[wc_accordion_section title=”Dhammapada”]

[/wc_accordion_section]

[/wc_accordion]