Encontros Mensais Abertos

Além dos nossos cursos e miniaulas mensais, pelo menos uma vez por mês promovemos encontros abertos de estudo do Dhamma. Seja bem-vindo/a para simplesmente aparecer. O link para o próximo encontro é informado aqui alguns dias antes.

Próximo encontro aberto:

Como o Buddha responde a fakenews

Uma perspectiva antiga de um tema atual.

Dia 29 de outubro (quinta-feira), às 17h30 (hora de Brasília), 21h30 em Portugal

Link para a reunião no Zoom: Entre alguns minutos antes do horário programado pelo link abaixo (clique no botão Zoom). Sempre começamos pontualmente. O link será colocado aqui a partir do dia 21 de agosto.

ZOOM

Encontros Passados

Uma manhã em que estaremos online respondendo perguntas e dúvidas a respeito do buddhismo e suas diversas escolas. Se você tem dúvidas sobre as vertentes buddhistas, suas características e como começar, sinta-se convidado para conversar online em grupo e dirimir suas dúvidas. Alguns temas interessantes para a discussão:

  • Todas escolas ensinam a mesma coisa somente com uma linguagem diferente ou há realmente diferenças que se devem notar?
  • Que diferença há entre centros e “escolas”?
  • O que é sangha, como se pratica e se participa de uma certa escola?
  • É possível participar de mais de uma escola?
  • O que buscar de acordo com nosso tipo particular?

Uma manhã em que estaremos online respondendo perguntas e dúvidas a respeito de Meditação. Se você tem dúvidas ou busca por esclarecimentos a respeito da meditação nas vertentes buddhistas, suas características e como começar, sinta-se convidado para conversar online em grupo e dirimir suas dúvidas.

Aconselhamos que leia de antemão o artigo A Que Escola Pertenço?– um guia para quem está se interessando pelo buddhismo 

Uma tarde em que estaremos online conversando sobre a abordagem meditativa na Tradição Theravāda do Nordeste da Tailândia. Teremos uma introdução básica da meditação e responderemos perguntas e dúvidas a respeito do tema.

Sinta-se convidado para conversar online em grupo e dirimir suas dúvidas

Um sábado em que estaremos respondendo perguntas sobre buddhismo e meditação como parte do encontro regular do Grupo de Porto Alegre. Teremos uma meditação guiada de meia hora, seguida da sessão de perguntas e respostas.

Um sábado  em que estaremos respondendo perguntas sobre buddhismo e meditação como parte do encontro regular do Grupo de Londrina. Teremos uma meditação guiada de meia hora, seguida de uma apresentação com o tema “Dois aspectos de mindfulness numa prática integral de meditação”, seguida de uma sessão de perguntas e respostas. Todos são bem-vindos a participarem.

A Purificação da Virtude é a primeira de sete purificações que o venerável Puṇṇa Mantāṇiputta comenta num diálogo com o venerável Sāriputta, após ter sido instruído pelo Buddha. Neste encontro teremos uma visão mais aprofundada desta importante etapa do treinamento.


Dharmacast